Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Sem dúvida um dos fatos mais relevantes de Campina Grande foi à chegada do Trem a Campina Grande. O fato impulsionou o comércio local, transformando a cidade num importante centro nordestino.

No dia 26 de julho de 1904, o Diário Oficial publicava o Decreto Federal 5.237, ratificando o contrato do Governo da União com a Great Western para a construção da Ferrovia Itabaiana-Campina Grande.

Com isso, a construção foi iniciada, porém, pouco depois foi interrompida em Alagoa Grande. O então prefeito da cidade campinense, Cristiano Lauritzen foi ao Rio de Janeiro, com recursos próprios, tendo sido recebido pelo Presidente Rodrigues Alves e pelo Senador Almeida Barreto, conseguindo os recursos para a continuação da obra, que foi concluída no prazo previsto.

Assim, no dia 2 de outubro de 1907, foi inaugurada a Estação Ferroviária, com a chegada do primeiro trem. A máquina nº 3 da Great Western, toda enfeitada com folhas de palmeiras e com duas bandeiras do Brasil na frente, chegou a Campina Grande, dando início ao progresso e desenvolvimento da cidade.

Em 2007, quando do centenário desse acontecimento, personalidades e políticos campinenses, refizeram a trajetória daquela lendária viagem, que deu impulso ao grande comércio de Campina Grande dos meados do século XX.

Abaixo, um documentário realizado por um aluno da UEPB, sobre a chegada do Trem a Campina Grande:

2 comentários

  1. Érica Fabrícia on 18 de junho de 2011 às 09:02

    Tudo neste blog é muito interessante.
    Como historiadora sempre estou dando uma pesquisada em suas páginas e recomendo-o aos meus alunos.

     
  2. Unknown on 4 de junho de 2018 às 11:37

    A história da rede ferroviária Great Western of Brazil Railway está contada no meu livro publicado pela Editora Ideia, João Pessoa. William Edmundson, historiador, João Pessoa. http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br